Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Numa iniciativa da associação moçambicana de autores- SOMAS e, em várias línguas nacionais, os artistas moçambicanos chamam atenção para a necessidade de prevenção contra COVID-19.

Roberto Chistondzo, um dos participantes da música, “Moçambique Contra Covid-19”, diz tratar-se de um contributo dos artistas moçambicanos no combate a esta pandemia.

Lorena Nhate disse ter sido uma oportunidade participar na música.

Além de várias línguas nacionais, a música “Moçambique contra Covid-19” é cantada também em português.

José Luís, secretário-geral da SOMAS, explicou que a ideia de contar em várias léguas de Moçambique surgiu pensando no factor unidade nacional.

O director nacional da indústria cultural e criativa, no ministério da cultura e turismo, Roberto Dove, diz que a música, bem concebida, vai ajudar no combate a covid-19.

A música “ Moçambique contra Covid-19” foi lançada semana passada, em Maputo.

A SOMAS é uma Associação de autores de diferentes áreas artísticas como a música, literatura, teatro, dança e produções audiovisuais.

A sua história inicia quando, a 4 de Abril de 1998, dez anos após a lançamento do Programa de Reabilitação Económica, (PRE), num contexto em que o País não tinha adoptado legislação própria para a protecção dos direitos de autor, um grupo de artistas preocupados com o uso gratuito das suas obras reuniu em Assembleia Geral e decidiu organizar-se para criar a SOMAS, sabendo quão longo seria o caminho a percorrer.