Depois de um tempo que se faziam ausentes, as vinhetas enumeradas, reaparecem nas principais terminais de chapas do município da Matola, em quase todos postos administrativos. Elas “reaparecem” como resposta a frequentes queixas por parte dos municípios no que diz respeito aos desvios de rota e também face ao aparecimento de transportadores “piratas”.
Essas mesmas vinhetas permitem ainda identificar por parte da polícia os verdadeiros transportadores e as suas devidas rotas de operação. Em declaração à nossa reportagem um dos transportes da via Liberdade – Museu, referiu que elas são bem-vindas porque permitem o conhecimento, por parte do Município de todos transportadores efectivos.
Refira-se que cada vinheta custa cem (100) meticais e ela é colocada, logo na hora em frente ao autocarro. Elas são comercializadas nas terminais de chapas por agentes de associações de transportadores. Por exemplo, na terminal de Chapa de Liberdade, elas saem das mãos de duas associações: a Cooperativa dos Transportadores da Liberdade e Machava – COTRALMA e; pela Associação dos Transportadores de Carga do Município da Matola – UNICOTRAMA.
É importante realçar que essas vinhetas sempre existiram para os chapas que operam no Município da Matola. Todavia, as vinhetas actuais têm um aspecto novo e bem maiores em relação as que eram habituais.