O Conselho Municipal da Cidade da Matola está a intensificar a campanha de retirada compulsiva de vendedores informais, que desenvolvem actividades nas ruas e avenidas daquela autarquia .
Segundo as informações fornecidas pelo o Conselho Municipal da Matola, nos últimos dois meses mais de cem vendedores foram retirados das ruas, esta medida que tem como objectivo principal de permitir a livre circulação dos utentes da via.
A ocupação dos passeios da Cidade da Matola na Província de Maputo por parte dos vendedores informais atingiu contornos alarmantes, pois segundo a Policia Municipal esta acção obstrui e dificulta a circulação de pessoas e atenta contra a postura municipal.
Alguns vendedores informais que continuam a exercer as actividades em locais não apropriados mostram-se agastados com o comportamento dos agentes da polícia camarária.
Outro assunto apontado pelas autoridades, são as pontes áreas que tornaram se centros de venda de diversos produtos, embora num passado recente, a edilidade tenha feito um trabalho, de retirada destes vendedores, mas há uma resistência por parte do grupo em abandonar o local.
Nos próximos dias a Policia Municipal da Cidade da Matola vai trabalhar no bairro Patrice Lumumba local que regista maior número de vendedores informais.