No bairro de Tchumene I há uma cerca que esta sendo colocada que divide esse bairro em dois pedaços. Um vendado e outro ao ar livre. Esta situação deixa preocupados todos residentes deste bairro.
Pois por um lado cresce uma incerteza sobre a integridade do mesmo e por um outro cresce a espera de um bairro unificado e mais seguro. Por exemplo, a Rua Carlos Tembe, onde se localiza a Esquadra e a Associação dos Moradores de Tchumene, está do lado exterior da cerca erguida. A rua do Rio Rovuma encontra-se dentro da vedação. Para se inteirar dessa realidade, o “Correio da Matola” interpelou residentes desse bairro.
Localizado ao longo da N4, Tchumene é um bairro com uma forte taxa de crescimento, caracterizado por uma área residencial e industrial. A área industrial é baseado em transporte e fabricação de produtos, enquanto a área residencial é composta principalmente por condomínios de qualidade.
Logo na entrada da rua do Rio Rovuma (também designado por paragem contentor amarelo) encontramos uma vendedora informal de biscoito que preferiu pronunciar-se na condição de anonimato. Tratamo-la por Rita Xavier. Rita Xavier disse que a vedação, ora erguida, não compromete a integridade do bairro e nem constitui um meio de isolamento dos residentes. “Esta vedação foi erguida para fortalecer a segurança dos condomínios e não para dividir o bairro. Creio que em breve a vedação vai abranger outros cantos do bairro”.
Rita referiu, ainda, que a vedação constitui uma mais-valia, pois em grande parte tem sido um meio que mantém a organização do bairro; pois antes disso alguns residentes construíam suas residências de forma desordenada. “O nosso bairro está a crescer e precisamos só de maior segurança e limpeza nas principais ruas” concluiu.