Os técnicos da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) de todo pais, estão reunidos desde ontem dia 22 de Agosto no município da Matola, com vista a padronizar as formas de actuação no combate a especulação de preços, comercialização de produtos mal conservados ou fora do prazo.
Durante a ocasião da abertura, neste contexto a secretária permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Carla Gulizane desafiou aos participantes a encontrarem respostas para combater sobretudo a especulação de preços, numa altura em que o custo de vida tende a agravar-se em todo país.
Por seu turno Virgínia Muianga porta-voz do evento, assegurou que “o principal ponto da agenda da reunião é de criar condições para fortificar os instrumentos de controlo, para garantir o cumprimento do regulamento de margens máximas de lucro na comercialização de produtos básicos. O instrumento aprovado em 2011 na 35ª Sessão de Conselho de Ministros fixa 10 a 12% a margem de lucro dos vendedores grossistas, enquanto a margem dos retalhistas é fixada em 20 a 25%”.disse
Referiu ainda Virgínia Muianga que a fiscalização permitirá aliviar o custo de vida da população numa altura em que alguns comerciantes pautam por especulação ilícita sob pretexto de agravamento de moedas internacionais.
Lucas Fernando representante do Governador da província de Maputo, defende que “ nesta província as autoridades tendem a redobrar esforços contra comerciantes infractores, só nos primeiros seis meses deste ano, oito toneladas de diversos produtos recolhidos em cinco estabelecimentos comerciais foram incinerados, além de multas aplicadas”.
Recorda-se que o II Conselho Consultivo da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE), decorre sob o lema: “INAE pela defesa das actividades económicas e dos direitos dos consumidores”.