Com ajuda inestimável das estruturas locais que sensibilizam as comunidades sobre a importância de ter o direito de uso e aproveitamento da terra (DUAT) técnicos e topógrafos do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) trabalham incansavelmente no registo e mapeamento das casas na vila fronteiriça da Namaacha, distrito do mesmo nome, província de Maputo.
Segundo o topógrafo Gracio João Pessane, a iniciativa visa atribuir o direito de uso e aproveitamento da terra a todos os munícipes e ao mesmo tempo conhecer a densidade populacional dos residentes da vila. " o trabalho de mapeamento está a decorrer em todo o país que consiste em dar um título de direito e uso de aproveitamento da terra" frisou.
De referir que no último mês de Junho o ministro do pelouro Celso Ismael Correia, dirigiu a cerimônia de entrega de 3.500 Títulos de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUATs) à mulheres e homens do mesmo distrito, no posto administrativo de Changalane
Em entrevista ao Correio da Matola, o topógrafo Grácio João Pessane, disse que o (MITADER), superou a meta do Plano Económico Social, que prevê 100.000 registos e entregas de DUATs em todo o país. "só no primeiro semestre do ano passado efectuamos 150.000 registos" afirmou.