Município da Matola localizado na província de Maputo, regista vários casos de disputa de terra que tem sido um dos principais problemas, que o pais enfrenta.
O actual edil, Calisto Cossa, que tomou posse em 2014, diz que encontrou mais de 4 mil casos de conflitos de terra ainda por resolver.
Segundo Cossa, a maioria dos casos estão resolvidos, mas ainda persistem alguns focos. O edil da Matola disse que a resolução dos problemas em causa devem-se a encontros regulares que o seu elenco mantém com os munícipes nos bairros.
Os encontros fazem parte de um programa denominado “Presidência Sem Paredes”, momento no qual o edil e seus vereadores auscultam as preocupações dos munícipes para posteriormente encontrar possíveis soluções. No ultimo sábado na sede do bairro Intaka foi o local escolhido para acolher a 4ª edição da presidência sem paredes.
Concentrados aos detalhes, o presidente do município da Matola auscultou dezenas de reclamações dos munícipes, cuja maioria queixava-se de problemas de conflitos de terra. Ou seja, casos em que um mesmo terreno foi atribuído a duas pessoas.
Falando a imprensa o edil da Matola destacou a importância de manter encontros regulares com os munícipes com vista à resolução de problemas que afectam o município. Cossa disse que o programa vai prevalecer durante o seu mandato.