Município da Matola será uma das 20 autarquias que ira beneficiar do credito para o projecto denominado Cidades e Mudanças Climáticas, de acordo com garantias do director provincial de Obras públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Sofala, Manuel Fobra.
Manuel Fobra explicou que o projecto denominado Cidades e Mudanças Climáticas, visa entre outras áreas de intervenção, na construção e abertura de novas valas de drenagem, protecção costeira e reassentamento da população que vive nas zonas de risco.
Trata-se de 20 autarquias que irão beneficiar do crédito nomeadamente; Beira e Gorongosa , Gondola, em Manica, Moatize e Ulónguè, em Tete , Matola e Namaacha, em Maputo, Chibuto, Bilene e Chókwè, em Gaza, e Massinga, Vilankulo e Maxixe, em Inhambane.
Salientou ainda o Manuel Fobra que no âmbito do projecto, a disponibilização do fundo será de forma faseada, e na primeira fase serão destinados cerca de 35 milhões de dólares norte-americano numa acção que irá contar com a coordenação do Ministério de Administração, Estatal e Função Pública. A segunda será de 85 milhões de dólares, num projecto a ser implementado pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.