Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Machava-Sede é um dos três postos administrativos do Município da Matola. Actualmente conta com uma população estimada de 380 mil habitantes, há cinco anos tinha cerca de 200 mil habitantes, uma subida da população que obriga os provedores dos serviços básicos a redobrarem esforços.

Todos os 14 bairros deste posto administrativo são zonas de expansão - garante o vereador do posto, Joaquim Mundlovo, o que implica maior esforço da para responder à demanda. O principal desafio para Mundlovo num município em crescimento é de melhorar o atendimento público, aperfeiçoar a prestação de serviços e sobretudo descentralização.

Para vereador do Posto Administrativo da Machava, os serviços municipais estão preparados para resolver todas as inquietações dos munícipes. Assegura por exemplo, que nos últimos meses reduziu significativamente o conflito de terra, porque "procuramos ser transparentes no processo de urbanização. Preconizamos o envolvimento do cidadão, isto é, na atribuição de terra, há coordenação de vários sectores que envolvem o posto, o secretariado do bairro, o chefe do quarteirão e comunidades locais".

Com efeito, no ano passado, mais de 15 mil usuários regularizaram os títulos de Direito de Uso e Aproveitamento dos espaços onde estão instaladas as suas casas no Posto Administrativo da Machava.

Sobre as vias de acesso, o vereador fez saber que há um esforço de tornar as principais ruas transitáveis, exemplificou a pavimentação dos troços Machava Socimol 15 - Matola Gare, Troço 15 EN4, Mapandane- Nkobe. "Para além das avenidas fizemos terraplanagem em inúmeras ruas. No bairro de Bunhiça estamos a eliminar uma enorme cratera localizada próxima ao círculo local causada pelas cheias do ano 2000. Uma adolescente de 16 anos de idade confessou que nunca tinha visto um carro a entrar na rua onde vive. A execução neste momento está a 40 por cento", explicou o vereador.

Ao terminar, Joaquim Mundlovo exortou os munícipes a participarem no desenvolvimento da urbe pagando impostos. "Se todos os munícipes cumprissem com as suas obrigações, a Matola estaria mais desenvolvida, a maioria não paga imposto autárquico, nem automóvel".

O Posto Administrativo da Machava possuí 14 bairros: Machava Sede, Bunhiça, Trevo, Tsalala, Patrice Lumumba, Singatlela, UNIDADE A, Infulene, São Damaso, Nkobe, Matola Gare, Mathlemele e Matibwana. Tem neste ano 42 escolas, 71.204 e 14.475 alunos matriculados no ensino primário e secundário respectivamente.

O provimento da água potável para os munícipes constitui um calcanhar de Aquiles para a Matola e Maputo, entretanto, foi lançada nesta terça-feira (19 de Abril), a primeira pedra do projecto de expansão do Sistema de Abastecimento de Água à Região do Grande Maputo, orçado em 178 milhões de dólares, que visa minimizar a crise de água potável na cidade e província de Maputo. Estima-se que vai beneficiar 650 mil novos consumidores e compreenderá a instalação de uma conduta adutora entre Corumana e Machava.

“No total, teremos 300 km de rede de distribuição e instalação de cerca de cem mil ligações domiciliárias. Hoje, estimamos em 1 100 000 o número de consumidores. Com o término das obras, atingiremos 1 750 000 pessoas”, referiu Pedro Paulino, director-geral do FIPAG.