Correio da Matola - Notícias da Matola Online

O INSTITUTO Nacional de Acção Social (INAS) ofereceu na última sexta-feira dezassete bicicletas aos assistentes sociais do distrito de Boane, de modo a facilitar o auxílio às camadas vulneráveis nas comunidades.

A delegada provincial do INAS em Maputo, Ana Sitoe, disse que a iniciativa vai dinamizar o trabalho dos assistentes sociais, que são o elo de ligação entre o  INAS e a comunidade.

“Os assistentes permanentes são o nosso olho na comunidade, pois são eles que fazem a identificação dos beneficiários e dos candidatos aos nossos programas. Após esta fase o INAS vem fazer o seu trabalho, que é a verificação da situação socioeconómica e da elegibilidade do beneficiário”, explicou.
Este número de bicicletas faz parte de um total de 140 que serão distribuídos por igual número de activistas na província de Maputo. O distrito de Boane conta actualmente com 28 assistentes permanentes.

Na ocasião os contemplados mostraram-se satisfeitos com a oferta, que vai ajudar a minimizar as dificuldades do dia-a-dia do seu trabalho.
“Os bairros que nós cobrimos são extensos e fazemos visitas de casa a casa, porque alguns idosos não têm telefone. Há muito que esperávamos por este tipo de apoio”, disse Laura Macove.

Os beneficiários têm tido acesso ao apoio social directo, composto por alimentos e produtos de higiene, como também o subsídio social básico mensal para a sua sobrevivência.

A delegada provincial do INAS alertou para o aumento de idosos que têm procurado assistência social por conta das dificuldades resultantes da seca e do abandono por familiares, o que tem testado a capacidade de resposta da instituição devido à exiguidade do orçamento.

Fonte: Jornal Noticias