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O Município da Matola tem recebido nos últimos anos, muita gente que procura por habitação. Já são mais de um milhão de habitantes. O número de habitantes deve ter uma resposta nos serviços de transportes e consequentemente, mais vias de acesso. Um grande desafio para o elenco de Calisto Cossa.

O Posto Administrativo da Machava por exemplo, conta actualmente com uma frota de 403 viaturas (chapa cem), quase o dobro do número registado há cinco anos. Nos últimos dois anos, as vias de acesso também melhoraram consideravelmente. Podemos citar, a reabilitação e construção das estradas Km 15 - EN4, Socimol - Matola Gare, Nkobe - Km 15, Nkobe - 1 de Maio, Ndlavela - Khongolote, Konholuene- Molumbela, etc.

Todas estas vias significaram mais rotas e mais viaturas: Machava-Mozal, Nkobe - Malhampswene, Patrice Lumumba - Nkobe, Matola Gare - Zimpeto, Machava - Mozal, contudo, a crise de transporte aumenta diariamente. Nas primeiras horas do dia, trabalhadores e estudantes continuam a levar muito tempo para apanhar chapa. "Penso que a crise de transporte agudiza-se porque o município recebe mais gente todos os dias. É evidente que aumentaram chapas nos últimos dois anos. Mais a demanda populacional é maior", disse Américo Chuvane, interpelado pela nossa reportagem na paragem de Muxina na Machava Socimol.

Definitivamente, nos últimos cinco anos, o Posto Administrativo da Machava cresceu consideravelmente em termos populacionais, neste momento a estimativa é de 385 mil habitantes para 403 chapas sem incluir os autocarros públicos. Há dois anos, o posto registava cerca de 250 mil habitantes com um pouco menos de 300 chapas, menos rotas e menos autocarros públicos.

Por exemplo, há menos de um ano, a Empresa Municipal de Transportes Públicos (EMPTM), introduziu a rota: Nkobe- Costa do Sol, os operadores privados da FEMATRO também contribuem significativamente com mais autocarros, todavia, revelam-se insuficientes para suprir a demanda.

Para Sónia Malevo, Responsável da Área de Transportes no Posto Administrativo da Machava, apesar do esforço empreendido pelo município para facilitar o transporte de pessoas e bens, caracterizado pela melhoria das vias e aumento de rotas, "o desafio é criar novas praças e melhorar mais vias de acesso", refere Sónia que explicou ao Correio da Matola que ainda há défice de transporte no posto, por isso, "estamos a criar uma nova praça que será da nova Coca- Cola (Matola Gare para vários pontos que neste momento já conta com 12 operadores à espera do sinal para avançar".

Pretende-se igualmente criar uma praça de Machava Bedene - Tsalala apesar do entrave das condições da via. Muito recentemente, tinha sido criado a praça Bedene - Cidade da Matola, contudo, os operadores desistiram por falta de aderência. Gorou também a criação da rota Nkobe - Boane por falta de entendimento das duas associações. Um outro desafio é da colocação de alpendres nas terminais.

A situação dos "chapas" no Posto Administrativo da Machava está segundo a responsável da área razoável. De 30 de Janeiro a Março de 2016, o posto tinha os seguintes operadores registados:

Patrice Lumumba para vários pontos: 136 viaturas; Mampswene - Machava: 46 viaturas; Nkobe - Mampswene: 25 viaturas; Machava - Mozal: 36 viaturas; Matola Gare para vários pontos: 120 viaturas; Singathela para vários pontos 40 viaturas.

A responsável da Área de Transportes no Posto Administrativo da Machava que conta com 14 bairros esclarece que o Machava Socimol está incluso na rota da Matola Gare.