Correio da Matola - Notícias da Matola Online

O Presidente da República Filipe Nyusi apela a todos segmentos da sociedade para pautarem por uma responsabilidade colectiva em relação à protecção do meio ambiente.

O Chefe do Estado que falava, esta quinta-feira, nas celebrações dos 60 anos da criação do Parque Nacional de Gorongosa, Reservas Especial de Maputo e Nacional de Marromeu, disse que esta responsabilidade deverá manifestar-se nas actitudes sobre as políticas energéticas da terra, florestas, a caça, a fauna bravia e o turismo, num equilíbrio entre os interesses económicos e a necessidade de um futuro sustentável das próximas gerações.

“O Governo estará sempre na linha da frente da batalha em prol da conservação da biodiversidade no país, optando por parcerias que tragam mais-valias não só para a conservação da biodiversidade, mas também na inclusão das pessoas circunvizinhas na gestão dos recursos naturais”, disse o Presidente Nyusi.

O Chefe do Estado fez saber, igualmente, que as celebrações da efeméride acontecem 15 meses depois da ocorrência do ciclone Idai e Keneth, que destruíram bens e meios de subsistências das comunidades, para além de ceifar vidas e destruir infra-estruturas, incluindo do próprio parque nacional de Gorongosa.

“Estes fenómenos extremos são um alerta para todos nós sobre a forma como olhamos o meio ambiente e, em particular, a conservação da biodiversidade”, sustentou o Estadista moçambicano.