Correio da Matola - Notícias da Matola Online

A União África, através do Conselho Superior de Desporto de África – Zona V, em parceria com o Instituto Nacional de Desporto (INADE), Comité Olímpico de Moçambique (COM) e Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), tem agendado para dia 2 de Julho de 2016 a realização de maratona (42, 195 km) ligando as cidades de Matola e Maputo.

A prova, cuja primeira edição se realizou a ano passado no Malawi, vai ter como partida o Bairro Matola gare, Município da Matola, e meta no Parque dos Continuadores, cidade de Maputo, via Circular de Maputo.

Nela participam federados, populares e portadores de deficiência, na busca de 500 dólares para primeiro lugar, 300 para o segundo e 100 para o terceiro.

Espera-se que se façam presentes maratonistas de todos os países da Região V de África. E os amantes do atletismo se recordem dos tempos de António Repinga, o maratonista mor de Moçambique, nos anos das décadas de 60 e 70. Repinga encontrou a morte trucidado pelo comboio, que por vezes perseguia a correr de regresso à casa, depois de jornada laboral nos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).  

 

Fonte: Jonal Domingo