- Detalhes
- Publicado em 30 novembro -0001

Os vendedores do mercado 7 de Abril no bairro do Khongolote, Município da Matola sentem-se agastados devido a falta de iluminação.
Segundo os vendedores, desde que foi inaugurado em 2011 aquele mercado, nunca teve nenhum sistema de iluminação, e por consequência os vendedores são obrigados a recolher mais cedo dos seus estabelecimentos.
Para além da falta de iluminação, os comerciantes reclamam pela falta de um deposito de lixo, segurança e uma casa de banho.
Júlia Guambe vendedora, disse que já há abastante tempo que a situação da falta e iluminação preocupa os comerciantes, pois aquela situação constitui uma oportunidade para que os malfeitores retirem produtos das bancas á calada da noite.” Estamos cansados com essa situação, não vendemos até as horas do regulamento devido a falta de iluminação e por isso os ladrões aproveitam essa situação para nos roubar “ disse.
![]() |
![]() |
![]() |
Gabriel Nhaca também vendedor, acredita que a falta de iluminação no mercado diminui as receitas diárias que o mercado pode produzir, salientou Nhaca que sente-se agastado também agastado com a falta de recolha de lixo ” pagamos taxas de lixo mas não existe recolha e isso nos deixa muito triste porque temos estado a limpar o mercado mas sem lugar para depositar os resíduos sólidos.”
Ana Maria vendedora, disse que a associação dos comerciantes do mercado já levou a preocupação dos vendedores mais ainda não teve uma resposta satisfatória.
Os comerciantes apelam ao Conselho Municipal da Matola, para que tente minimizar o problema da falta de iluminação e a recolha de lixo.