- Detalhes
- Publicado em 10 agosto 2016

O Município da Matola tem apostado aficadamente na reabilitação de estradas e principais vias de acesso. Essa edilidade acredita que com este investimento, nas estradas, possa-se efectivar a comunicação entre os principais bairros e os postos administrativos. Muito, recentemente, inaugurou a estrada que se situa na rua da Aviação. E decorrem, a bom ritmo, obras de reabilitação da Estrada Velha.
A Edilidade da Matola investiu no primeiro trimestre do ano passado cerca de 43 milhões de meticais na reabilitação de estradas pavimentadas e terraplenagem dos principais acessos da urbe, como forma de garantir uma fácil interligação entre os bairros.
Por exemplo na Matola-Sede, o município efectuou a resselagem das avenidas 25 de Junho, Boane, Rua da Missão, Rua da Namíbia, bem como as ruas da Marginal e das Salinas. Já no posto administrativo da Machava, os trabalhos centraram-se na estrada que liga os bairros de Mahlampswene e Machava Km-15, asfaltagem e abertura da via que liga a Estrada Nacional Número quatro (N4) à Matola-Gare.
No posto administrativo do Infulene, o trabalho do Município consistiu no tapamento de buracos na Avenida 4 de Outubro, no troço compreendido entre o bairro George Dimitrov e o terminal do transporte semi-colectivo de passageiros da Zona Verde. Refira-se, também, que se efectuou obras de asfaltagem da estrada que liga a zona de Nkonoluene ao Mercado 7 de Abril, no bairro de Khongolote.
Munícipes mostram-se satisfeitos
Perante esse cenário de reabilitação das principais vias de acesso, alguns munícipes entrevistados pelo “Correio da Matola” mostraram-se satisfeitos e alegres. Afirmaram que este projecto, levado a cabo pelo município, vai criar um dinamismo forte no que diz respeito a movimentação dos munícipes e comunicação.
Paulo Cossa residente no bairro de T-3, vendedor, afirmou que a reabilitação das estradas constitui um meio que vai facilitar o desenvolvimento do próprio município. “Essas estradas vão melhor a mobilidade dos residentes deste bairro. Vai sem dúvidas minimizar a situação de congestionamento que se tem verificado nas primeiras horas do dia e ao final do dia”.
Fátima Moisés, automobilista, residente no bairro Fomento Sial diz que esse esforço do município vai ajudar muito no diz respeito a durabilidade dos automóveis de munícipes residentes neste município, visto que antes seus carros registavam frequentes avarias.