- Detalhes
- Publicado em 15 agosto 2016

Matola-Gare bairro pertencente ao posto Administrativo da Machava no Município da Matola, que contém mais de Nove Mil habitantes, este bairro em termo de nomenclatura alberga cerca de 28 quarteirões, mas fisicamente o bairro detém 23 quarteirões, devido a divisão de alguns quarteirões que passaram a pertencer ao bairro de Siduava.
Segundo as informações relatados ao Correio da Matola pelo Chefe de Serviço Municipal de Matola-Gare Jacinto Novela, “ Matola-gare é um bairro muito extenso que na altura era considerado uma localidade, os bairros Matlhemele, Nwamatibjana, e Siduava pertenciam ao bairro de Matola-Gare”disse.
Para Jacinto Novela Matola-gare é um bairro pioneiro no processo de descentralização no Município da Matola e é considerado como um segundo posto administrativo, o Chefe de Serviço Fundamenta sua tese “ para alem dos três postos Administrativos do Município da Matola, não existe nenhum bairro além do Matola-gare, que esta a fazer o trabalho de cobranças de imposto de veiculo, pagamentos de taxas rádio, multas da policia Municipal e que detém serviços sociais. Os bairros circunvizinhos dependem muito de nos, somos uma espécie de um posto Administrativos”, explicou.
Quanto aos ganhos Jacinto Novela aponta a Circular de Maputo como o principal,” esta estrada abrange directamente o nosso bairro contudo passamos a ter um grande corredor de vendas e muitas oportunidades. Estão a aparecer muitas entidades do sector privadas que querem erguer varias infra-estruturas no nosso bairro em zonas próximas a circular.” Disse.
Para alem da circular de Maputo, Jacinto Novela apontou a estacão ferroviária e a expansão da Rede eléctrica como alguns ganhos que o bairro detém ” a nossa estacão ferroviária beneficia muito aos munícipes que vivem nos bairros vizinhos, esta estacão serve também de corredor de todos que imigram para a terra do Rande. Quando a expansão da rede eléctrica neste momento estamos a beneficiar de um projecto que vai abarcar todo bairro de Matola-Gare, num futuro próximo Matola-Gare não ira se preocupar com o problema da rede eléctrica.”, disse.
Jacinto Novela aponta a falta de agua potável como um dos problemas que o bairro enfrenta “nos temos a agua da FIPAG, mas o fornecimento da mesma tem vários problemas a agua sai uma vez por semana” disse.
Assegurou ainda Jacinto Novela que, em relação ao Fundo de Desenvolvimento Distrital,”desde a introdução desde Fundo bairro de Matola-Gare ainda não teve beneficiário, por questões técnicas os projectos não foram aprovados algo que nos preocupa bastante. “ Concluiu.
Com duas Escolas Primarias e um hospital, Novela garante que o bairro de Matola-Gare tem em vista a construção de uma escola secundaria, uma Primaria e um Hospital, com a ajuda da empresa Multi-Nacional Coca-Cola” já localizamos espaços para a construção dessas infra-estruturas, no momento estamos em negociações com representantes da fabrica de refrigerantes Coca-Cola. Tendo em vista a sua responsabilidade social da empresa, esperamos que seja o nosso parceiro para a construção dessas infra-estruturas. “ explicou.
Para além dos projectos referidos, Novela salientou que o melhoramento do Mercado de Matola-Gare e a expansão da rede de transportes rodoviários no bairro, são alguns dos pontos prioritários na agenda de trabalho do elenco.
Por: Stecio Adérito