Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Depois de um período de calma total, o bairro de Nkobe, pertencente ao posto Administrativo da Machava na província de Maputo, volta a ser aterrorizado por uma onda de assaltos em plena luz do dia, o que deixa os moradores deste bairro inseguros e preocupados.

Segundo alguns residentes deste bairro, os assaltos ocorrem nos últimos dias, em plena luz de dia o que segundo, eles, já denuncia que os malfeitores têm este bairro como seu ponto habitual de excursão. Aida, residente neste bairro há três (3) anos disse que os larápios fazem-se as casas dos residentes, de dia, furtam bens de valores e por vezes violentam as vítimas com instrumentos que usaram em suas acções. “Pedimos a Polícia que venha ajudar-nos.

Nkobe já não é o mesmo bairro. Virou um local de roubos. Alguns desses ladrões quando são presos não levam muito tempo na cadeia, saem logo e voltam ao roubo” – rematou a residente.

Por seu lado, Alfredo Tinga, disse entristecido que sua casa já foi invadida por esses malfeitores. “Roubaram-me quase tudo que tinha. Cama, televisão, DVD, amplificador”. A nossa fonte disse que por inoperância da polícia vai apostar em justiça pelas próprias mãos caso encontre um ladrão em flagrante.

Referiu que outro aspecto que faz com que a criminalidade cresce neste bairro, o facto da vizinhança, às vezes mostrar-se pouco solidária.

Muito recentemente, conforme o “Correio da Matola” apurou indivíduos, até então desconhecidos, fizeram-se à uma residência tendo roubados televisões modernas (plasmas), bens de luxo, valores monetários e vários outros artigos não tipificados. Segundo residentes essa acção teve lugar em plena luz de dia.

Os residentes deste bairro clamam por segurança devido à onda de criminalidade, sobretudo assaltos a domicílios e agressões físicas em plena via pública à noite e de dia. De acordo com eles, se a polícia não tomar conta desta situação, poderão adoptar a justiça pelas próprias mãos (linchamento) como meio para restaurarem a tranquilidade e sossego.