- Detalhes
- Publicado em 19 agosto 2016

Noémia Massingue, de 15 anos de idade, que até antes da sua partida, aos EUA (dia 17) carregava a camisola do Clube Ferroviário de Maputo e era aluna da Secundária da Matola ganhou uma bolsa de estudo vindo da Fundação Clarisse Machanguana; Noémia vai prosseguir com os seus estudos e expressar o seu talento na academia da Associação Nacional de Basquetebol Feminino (WNBA).
A adolescente vai estudar em Masters, uma escola particular e morar na residência de um casal de quadros da NBA. A deslocação aos EUA é uma iniciativa da Fundação Clarisse Machanguana em parceria com a NBA. No Momento de despida, o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, tomando a palavra disse: “vá bem. Trabalhe muito, muito sucesso... Tenho a certeza de que tu vais saber honrar o nome dos teus pais e dos teus colegas que ficaram para trás e que gostariam de estar no teu lugar. Vai saber honrar o nome de todo o nosso país”. A cerimonia de despedida contou com a participação da patrona da Fundação, Clarisse Machanguana, familiares, patrocinadores e entre outros convidados.
Machanguana explicou que se trata de uma bolsa de estudos e não um contrato para jogar. Por isso, ela vai jogar para pagar os seus próprios estudos.
Referiu que esta também é uma mensagem para os jovens e provar que os sonhos podem tornar-se numa realidade. A Fundação não é a fazedora deste evento, mas sim a ponte entre o talento da Noémia e as experiências que ela vai poder ganhar aos EUA. Esperamos que ela estude e expresse os seus talentos na mais alta plataforma, disse Machanguana.
Por outro lado, a beneficiária, Noémia Massingue, não conseguiu escondeu a sua satisfação pelo facto de ir estudar e jogar nos EUA. Referiu que este gesto constitui uma oportunidade de mostrar às pessoas o que os moçambicanos valem. Mostrou-se muito feliz, por ela e pelos seus pais.
Refira-se que Noémia Massingue fez parte da selecção nacional de basquetebol que recentemente se sagrou campeã Xª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizados em Cabo Verde em Julho do corrente ano. Noémia Massingue foi descoberta num torneio da liga NBA Júnior, que se realiza em Maputo com a participação de 30 escolas e cerca de 400 alunos, uma parceria entre o ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Fundação Clarisse Machanguana.