Correio da Matola - Notícias da Matola Online

A ADPP Moçambique e o Instituto Nacional de Emprego e Formação (INEFP), ao abrigo de um memorando de entendimento assinado, na Machava, município da Matola, província de Maputo preveem que mais de duas mil raparigas serão formadas profissionalmente em áreas como serralharia e electricidade, actividades antes consideradas como sendo apenas de homens.

Este memorando prevê ainda que jovens, particularmente raparigas das zonas rurais que abandonaram o Ensino Primário, sejam capacitados e formados em diversas áreas do saber fazer como a serralharia, canalização, electricidade instaladora, técnicas de venda, hotelaria e turismo.

Um dos projectos inscritos no memorando é designado “Meninas que Inspiram” e será implementado no distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula. Com duração de cinco anos, visa empoderar a rapariga como forma de contornar o casamento e gravidez precoces. Trata-se de um dos projectos em fase inicial no qual as oficinas móveis do INEFP, em colaboração com os facilitadores da ADPP, vão formar meninas que dificilmente saem das comunidades onde vivem.

Falando sobre o memorando, Ana Margarida Lemos, presidente do Conselho de Administração da ADPP, disse que é tendo a consciência de que os jovens precisam de oportunidades para se projectarem na vida laboral que a instituição que representa aposta na formação para o auto-emprego em diversas áreas do saber fazer ligadas à indústria, agricultura, construção civil, entre outros.