- Detalhes
- Publicado em 05 setembro 2016

As cidades, vizinhas, Maputo - Matola e partes do distrito de Boane, na província de Maputo, poderão sofrer restrições no abastecimento de água, caso os níveis de precipitação não se normalizem até Dezembro deste ano.
A informação foi revelada sexta-feira, por Gildo Timóteo, Administrador da Área de Produção e suporte da empresa Águas da Região de Maputo (AdM), falando a jornalistas durante a visita que efectuou à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Umbeluzi.
Todavia, até este momento, ainda não há motivos de alarme pois, a canalização de água para estas três zonas continua satisfatória, apesar da redução do caudal do rio Umbeluzi, fenómeno associado à diminuição da capacidade de retenção na barragem dos pequenos Libombos que se situa a 29%, o que é considerado muito abaixo do normal.
Segundo ele, ainda reinam expectativas de que a próxima época chuvosa possa repor os níveis normais de água na barragem dos pequenos Libombos. Esta unidade é responsável pelo fornecimento de água aos principais centros distribuidores fixados em Maputo e arredores.