- Detalhes
- Publicado em 16 setembro 2016

A comunidade do bairro de Mahubo no Município de Boane na província de Maputo, enaltece o efeito positivo do Programa Nacional de abastecimento da Água e saneamento Rural ’’PRONASAR’’, no âmbito do abastecimento da água potável.
Na ausência do secretário do bairro, a equipe do Correio da Matola conversou com um dos chefes de quarteirão daquele bairro. José Mungoi chefe do quarteirão Nº1 defende que ’’apesar dos efeitos da estiagem que acabou e continua a acabar com a maioria das nossas produções de gado e hortícolas, o Programa Nacional de abastecimento da Água e saneamento Rural ’’PRONASAR’’ ainda garante-nos água potável para o consumo de mais de 1.000 habitantes, e agradecemos por isso’’. Disse
A anciã Júlia Zandamela assegura que ’’ se dependêssemos apenas dos rios, lagos, poços, neste momento tenho a máxima certeza que estaríamos mortos devido a seca porque tudo esta praticamente seco, mas a ’’PRONASAR’’ esta ser muito fundamental para nós, pelo menos temos agua para beber e cozinhar’’ concluiu
Recentemente o governador da Província de Maputo Raimundo Diomba elogiou o trabalho da PRONASAR na luta contra a estiagem, em uma da sua visita de trabalho ao Município de Namaacha.
É dê-se referir que, o Programa Nacional de abastecimento da Água e saneamento Rural ’’PRONASAR’’ foi implementado a mais de 10 anos como um plano estratégico num esforço conjunto entre o Governo de Moçambique, organizações não governamentais, parceiros desenvolvimento, para garantir o abastecimento de água potável nas zonas rurais de todo o território nacional.