Correio da Matola - Notícias da Matola Online

No bairro de Fomento-Sial a cada vez mais aparecimento de cães abandonados na via pública. Não se sabe ao certo o motivo que influencia tais atitudes com o considera “melhor amigo” do homem. São cães, na sua maioria, que mostram ser portadores de várias doenças transmissíveis ao homem (principalmente a raiva).

Se não se mostram com sinais dessas doenças, mostram-se feridas por agressões que certamente o homem é o responsável.

Segundo moradores essa situação já constitui um elemento ameaçador da tranquilidade e sossego sociais no bairro. Além de atacar, às vezes, alguns desses “vira-latas” têm invadido residências na calada da noite em busca de um lugar para o repouso ou algo para matar a fome. “O município, em parceria com os residentes, que tome medidas para acabar com esse fenómeno. Muitas crianças têm sido atacadas por esses cães quando vão à escola” – disse Rute Manuel residente neste bairro matolense.

Os residentes reafirmam o seu pedido sustentando a falta da intervenção do município tem levado vários residentes a sacrificarem os cães sem mínimo de dom. Alguns jovens cansados desses caçam e matam esses cães e posteriormente abandonam-nos na rua. Causando um cheiro nauseabundo que de alguma forma compromete o ambiente.