- Detalhes
- Publicado em 22 setembro 2016

No âmbito da semana do turismo, o Ministro da Cultura e Turismo Silva Dunduro, visitou hoje dia 22 de setembro do ano em curso, o Museu Galeria Chissano situado no bairro de Fomento no Município da Matola.
Segundo o Ministro da Cultura e Turismo Silva Dunduro, ” A nossa visita veio a coincidir no contexto da cultura e turismo, uma das formas que nós temos para a valorização da nossa identidade cultural, é incluir no nosso roteiro os espaços que tem a maior identidade cultural, e o Mestraço Chissano é o ponto mais alto” disse.
Salientou ainda Silva Dunduro “ Nós viemos ao Museu para mostrar o nosso comprometimento como governo, que o turismo não e apenas ficar no hotel. O turismo inclui esses espaços culturais, onde percebemos que a historia de Moçambique esta esculpida. Vir ao Museu Galeria Chissano é também valorizar e conhecer o nosso património cultural.”
![]() |
![]() |
![]() |
O Ministro da Cultura e Turismo Silva Dunduro, defende que o Museu Galeria Chissano deve ser um ponto de referência do turismo cultural em Moçambique particularmente na província de Maputo.
Questionado pela nossa equipe de reportagem em relação as artes culturais, Silva Dunduro defende que “ penso que esta haver uma evolução nas artes, sobretudo sinto me satisfeito pelo facto de ser a própria sociedade civil a tomar as rédeas da promoção da cultura, diferentemente de alguns tempos atrás que tinha que ser o governo ao fazer”. Disse. No mesmo contexto Dunduro salientou que “nas industrias culturais e criativas podemos perceber que a arte é o meio de sobrevivência de muitas pessoas”.
Referindo-se aos desafios que o turismo Moçambicano enfrenta actualmente Silva Dunduro acredita que “sendo o turismo uma actividade de natureza sensível, penso que primeiro precisamos por um fim ao conflito Político-militar, porque o conflito é o principal inimigo para que os turistas venham a Moçambique. Segundo devemos perceber o turismo no contexto global da crise económica, os investimentos que foram feitos a mais de Cinco, Dez anos atrás não são os mesmos actualmente.” Disse.
Dunduro assegurou que o governo está a trabalhar no sentido a dar mais prioridade ao empresariado local ” estamos a criar condições para que os instrumentos aprovados ao nível do governo, contribuam para que o sector privado nacional se aproprie desses investimentos e juntamente com parceiras do estrangeiro possam a contribuir para o desenvolvimento do turismo no pais. A nossa maior aposta é que o sector privado seja o principal motor de engrenagem do turismo em Moçambique.”
Frisou ainda Dunduro que, com os projectos aprovados pelo governo neste ano, mais de 700 pessoas terão acesso ao emprego na província de Inhambane. Salientou ainda Dunduro que ” Nos como governo estamos apostar na formação. Ira decorrer um curso em Inhambane em parceira com o Banco Mundial, que consistirá em formar técnicos na área de turismo.“