Correio da Matola - Notícias da Matola Online

O mercado Patrice Lumumba localizado no bairro com o mesmo nome, no posto administrativo da Machava, está, paulatinamente, sendo abandonado por vários vendedores. Trocam-no, na maior parte dos casos, por passeios e ruas de livre trânsito de peões.

Segundo alguns vendedores interpelados pela equipa do Correio, os motivos que lhes obrigam a transformar os passeios em suas bancas são vários dentre os quais: falta de organização de bancas no interior do mercado; falta de organização dos próprios vendedores e sobretudo a busca de clientes que passam pelas ruas sem se fazer ao interior do mercado.

Este cenário obriga a Polícia Municipal da Matola a aprender todos produtos comercializados fora do espaço mercantil informalmente. Essa atitude tem se mostrado, na maior das vezes, como infrutífera, pois cresçe a velocidade da luz o número de vendedores que prefere os passeios para efectivar os seus negócios.

Conforme apurou a nossa equipa de reportagem, o abandono do mercado compromete em vários sentidos o bairro em referência; desde o aspecto estético, higiénico, e sobretudo o que diz respeito a exposição de produtos ao sol e a uma temperatura não adequada – comprometendo a saúde pública no geral.  

Vender fora do mercado, segundo alguns vendedores, constitui uma maneira de ir ao encontro dos compradores, visto que alguns por vários motivos não têm se feito ao interior do mercado para adquirir os seus produtos. Outrossim, essa atitude, segundo alguns agentes da Polícia Municipal, compromete o acesso livre aos passeios e não contribui na receita fiscal municipal visto que a maioria dos vendedores não compra os bilhetes. Refira-se que este cenário não é característico só do Mercado de Patrice Lumumba, estendendo-se, também, a outros mercados do Município da Matola e não só.