- Detalhes
- Publicado em 15 junho 2016

No passado dia 10 de Junho, em Maputo, o Presidente da República, Filipe Nyusi, mandou à reserva, na efectividade de serviço, o antigo comandante geral da Polícia da República de Moçambique, Jorge Henrique da Costa Khálau. Khálau foi nomeado (2008) para o cargo de Comandante Geral da PRM no governo liderado pelo antigo Presidente da República, Armando Guebuza.
Ainda no uso das competências que lhes são conferidas pela lei, o PR, promoveu à patente de Adjunto Comissário da Polícia, no escalão de Oficiais Generais, da PRM os oficiais da PRM Aquilasse Kapangula Manda, Bernardo Benjamim Nchicoco, Ernesto Bernardo Guambe, Júlio Amaral Bonicela e Zito José Maconha.
E um dia antes da passagem de Khálau à reserva, o PR, Comandante-em-chefe das Forças Armadas de Defesa e Segurança, nomeou Eugénio Dias da Silva Muatuca para o cargo de comandante da Marinha de Guerra, Messias André Niposso para comandante da Força Aérea de Moçambique, Lázaro Henriques Lopes Menete para comandante do ramo do Exército, Ussene Mussa para o cargo de comandante do serviço cívico de Moçambique e Francisco Zacarias Mataruca para vice-comandante do Instituto Superior de Estudos de Defesa Tenente-general Armando Emílio Guebuza. E num outro documento presidencial Filipe Nyusi exonerou Eugénio Mussa, do cargo de comandante do Exército.
Por: Sérgio Raimundo