- Detalhes
- Publicado em 23 junho 2016

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou (16 de Junho) a nova fábrica da coca-cola Moçambique; a fábrica está instalada no município da Matola, posto administrativo da Machava, concretamente no bairro Matola-Gare. Refira-se que a fábrica, ora inaugurada, está apetrechada com tecnologia de ponta.
Tomando a palavra Benjamim Alfredo, Presidente do Conselho de Administração desta empresa multinacional, disse que essa infraestrutura está orçada em cerca de 120 milhões de dólares norte-americanos. Outrossim, tem capacidade para produzir anualmente 50 milhões de caixas de refresco na sua primeira fase, quantidade que sera incrementada para 70 milhões de caixas na segunda fase e 150 milhões de caixas por ano na terceira fase de laboração.
É de salientar que aquando da sua construção essa fábrica criou 1200 postos de trabalho, dos quais mil ocupados por moçambicanos, emprega nesta fase inicial da laboração 300 trabalhadores nacionais.
Por sua vez, o estadista moçambicano, Filipe Nyusi, destacou que este empreendimento, além de criar novos postos de trabalho e gerar renda para as famílias, amplia o leque de actividades que contribuem para o crescimento da economia moçambicana. Reagindo sobre o uso de açúcar estrangeiro como matéria-prima, na coca-cola Moçambique, Nyusi disse que Moçambique tem capacidade para produzir açúcar suficiente para abastecer este e outros empreendimentos.