Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Na ultima quarta-feira dia 22 Junho, o Presidente do Conselho Municipal da Matola Calisto Cossa, divulgou na reunião de  prestações de contas Assembleia Municipal da matola, os valores das receitas adquiridas pelo Município.

O Conselho Municipal da Matola registou uma receita pouco superior a 63 milhões de meticais (um dólar equivale a cerca de 62 meticais ao câmbio corrente) nos meses de Março e Abril do presente ano, que corresponde a uma queda de 49,6% comparativamente a igual período de 2015.

Segundo o Edil Calisto Cossa, as receitas próprias  durante este período foi cerca 46,3 milhões de meticais, um decréscimo de 2,3% relativamente a do ano passado.

Segundo o edil, para o presente ano foi planificada uma receita de 1,3 bilião de meticais, que corre o risco de não se materializar devido a factores conjunturais impostos pela crise económica mundial.

Por isso, Cossa afirma que o Conselho Municipal é chamado a fazer uma contenção de despesas e racionalizar o uso dos recursos disponíveis tais como combustíveis, viagens, consumíveis e produtos alimentares.

Cossa destacou que as transferências do Estado, nos meses dos Março e Abril do presente ano, foram de pouco mais de 16,6 milhões, que correspondem a uma execução de 5,3 por cento do planificado, reflectindo um decréscimo na ordem de 78,5 por cento comparativamente a igual período de 2015.

Em termos do cumprimento das metas de Março a Abril do ano de 2016, o cumprimento foi na ordem dos 69,1 por cento do planificado, tendo registado um decréscimo na ordem dos 2,3 por cento em relação ao igual período de 2015”, disse Cossa.

A fonte avançou que dos cerca de 1,3 bilião de meticais orçamentados para as despesas no ano de 2016, foram executados de Março a Abril cerca de 87,1 milhões de meticais o equivalente a uma realização de 6,7 por cento e uma redução de cinco porcento comparativamente a 2015.

A Despesa Corrente atingiu uma execução de pouco mais de 74,9 milhões de meticais, o correspondente a 20,4 por cento do planificado para os meses da Março e Abril do ano em curso facto que representa um crescimento de 55 por cento em relação a igual período do ano passado.

Calisto Cossa destacou que no que diz respeito as despesas de capital a execução em termos absolutos foi de 12,2 milhões de meticais o equivalente uma execução de 1,3 por cento do limite anual das despesas de capital e um decréscimo na ordem dos 71,8 por cento em relação ao ano de 2015.

Apesar do declínio nas receitas cobradas, segundo Calisto Cossa, os dados apontam para uma evolução positiva da receita da edilidade, nos anos de 2014, 2015 e 2016, pese embora não haja ainda o pleno cumprimento das metas previstas.