- Detalhes
- Publicado em 24 junho 2016

Nos últimos tempos a avaria de alguns semáforos ao longo das diferentes vias de acesso do município da Matola inviabilizam o trânsito aos automobilistas e bem como aos peões.
O nosso percurso de avaliação começou ao longo da estrada velha próximo as bombas da madruga, encontramos os semáforos avariados, seguimos para zona do auditório municipal da Matola em direcção ao bairro de Fomento concretamente no vulgo cruzamento de 700, o cenário das avarias era o mesmo.
Seguimos para o bairro do fomento no cruzamento entre as Av. 25 de Setembro e Patrice Lumumba, deparamos com os semáforos avariados e alguns derrubados pelos automobilistas.
Seguimos até cruzamento da entrada da Avenida das Indústrias, onde um condutor achou que o semáforo não apresentava boa estética ao lugar, resolveu derrubá-lo. Até hoje os destroços da destruição são bem visíveis no local.
A menos de um quilómetro do lugar que anteriormente referido, mais concretamente na zona da fábrica de produção de refrigerante Coca-Cola, alguns postes de semáforos encontra-se avariado e por consequência disso o trafego torna-se intenso.
Próximo do Centro de Acolhimento Dom Bosco, ainda na Machava, mais concretamente no desvio para o bairro Patrice Lumumba os semáforos uma vez colocados nunca funcionários devidamente, contudo o engarrafamento neste ponto também è intenso e a falta de agentes de regularização do transito, a situação só tende a piorar.
Na zona do Estádio da Machava, onde existe um cruzamento bastante movimentado, onde se estabelece a ligação com os bairros “T3” e Zona Verde, um dos postes que suportava um semáforo luminoso foi derrubado e outros encontra-se avariados, e mesmo com ajuda dos agentes regularizadores de transito a situação apenas ameniza-se .
Seguimos para a zona do bairro Verde, no cruzamento para o bairro de 1 de Maio e Khongolote, o cenário da avaria dos semáforos encontram-se no estado avançado, as filas de automóveis que usam a via sempre é longa e tende a aumentar.
A equipe do Correio da Matola entrevistou vários utentes destas vias que apresentaram o profundo desagrado em relação a situação em que os semáforos luminosos se encontram.
Júlio Manuel condutor de transporte semi-colectivo da via T3 / Praça dos Combatentes, afirma que sente-se habituado com a situação das avaria dos semáforos,” estou habituado com este cenário este problema já é crónico e não tenho esperança que um dia esta situação mude” disse.
Maria Gonçalves condutora e residente do bairro da Machava Socimol, disse que prefere andar de transporte públicos do que do seu veiculo pessoal nos dias uteis da semana, devido a situação dos engarrafamentos e acredita que os mesmos são provocado muitas das vezes pela avaria dos semáforos,” é preferível andar de chapa, gasto pouco e fico menos stressada devido a situação das nossas vias de acesso, os semáforos fazem muita falta” anotou
Para o Carlos Manuel condutor de transporte semi-colectivo da rota liberdade/Patrice, as vias de acesso com os semáforos avariados são as piores para o seu trabalho por consequência disso muitas das vezes não consegue cobrir com a receita do patrão.” Difícil é conseguir a receita do patrão porque não conseguimos cumprir com as nossas metas mais acredito que se os semáforos funcionassem teríamos eliminado um peso nas costas” disse
Os utentes da via apelam ao Conselho Municipal da Matola, que tenham maior dinamismo na reposição dos poste de semáforos degradados, e que imediatamente solucionem os problemas eléctricos que originaram as avarias nos semáforos .