Correio da Matola - Notícias da Matola Online

O Ministério da Juventude e Desportos está reunido, até sábado, no distrito de Boane na província de Maputo, em XVI Conselho Coordenador da instituição para, entre outros assuntos, avaliar o desempenho do sector e perspectivar o alinhamento das prioridades da acção governativa.

A cerimonia de abertura deste grande evento, que junta quadros seniores da instituição, foi orientada pelo governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, acompanhado pelo titular do MJD, Alberto Nkutumula.

Segundo o “Notícias” são quatro os pontos de agenda que estão a nortear os debates do encontro, nomeadamente a avaliação do grau de cumprimento das decisões e recomendações do último Conselho Coordenador, bem como do balançco preliminar do Plano Económico e Social do I semestre do ano em curso. Na componente de planificação, serão apresentados os planos de construção e gestão de projectos de investimentos. Ainda neste capitulo, será apresentado e discutido o quadro fiscal de médio prazo (2017/2019), bem como a proposta do Plano Económico e Social do próximo ano.

O terceiro “dossier” é referente aos estudos e nele serão examinados o passado, presente e futuro do desporto escolar, bem como o modelo de formação desportiva em Moçambique. Será igualmente examinado o orçamento do MJD, sua evolução e desafios entre 2010 e 2016. os participantes reflectirão sobre o voluntariado em Moçambique e os desafios da governação para a área da Juventude, bem como do papel das Direcções Provinciais da Juventude e Desporto no licenciamento de actividades desportivas no país. Ainda neste ponto, será analisado o alinhamento das competições nacionais e internacionais.

O quarto (último) ponto é referente aos informes. Nele passarão em revista o ponto de situação da preparação de Moçambique para os Jogos da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) e Olímpicos, ambos a realizarem-se este ano em Cabo Verde e Rio de Janeiro; a preparação do Festival Nacional dos Jogos Tradicionais, em Manica, também a ter lugar este ano, e será analisado o papel do MJD na preparação e organização do Festival Nacional dos Jogos Escolares, a acontecerem no próximo ano, em Gaza.