- Detalhes
- Publicado em 01 julho 2016

A produção agrícola na província meridional de Maputo atingiu pouco mais de 2,8 milhões de toneladas de produtos diversos, durante a campanha 2014/15, entre as quais se destaca frutas, hortícolas e cerais.
Segundo o governo provincial, citado pela AIM, destacou que durante o período em apreço foram produzidos pouco mais de 805 mil toneladas de fruta, 1,6 milhão de toneladas de cereais e 390,7 mil toneladas de hortícolas. Na primeira época da campanha 2015/16 foram produzidas pouco mais de 85,5 mil toneladas de fruta, 14,3 mil de hortícolas e 27,6 mil de cereais, revela o governo provincial, adiantando que a produção neste período foi fraca e tudo está a ser feito para massificar a produção na segunda época. A baixa de produção é conotada a falta de chuvas.
O governo da província de Maputo, afirma que em 2015, foram comercializadas mais de 41 mil toneladas de produtos diversos, das quais 35,7 mil toneladas para a indústria transformadora e 5,3 mil toneladas para os mercados interno e externo. Como forma de estimular a produção, de acordo com fonte, foram assistidos no ano passado 49.143 produtores por 86 extensionistas, criados seis centros de prestação de serviços equipados com 30 tractores e respectivas alfaias agrícolas.
No mesmo período, segundo a fonte, foram reabilitadas duas represas sendo uma no distrito de Magude e outra em Boane. Em Magude foi construído o regadio da Associação Lhuvucane e, na Matola edificadas valas secundárias e reabilitada a vala principal do regadio Mulauze, explica o governo da província de Maputo. No primeiro trimestre do presente ano, foram construídos dois regadios, com capacidade para irrigar 20 hectares em Boane e o regadio de Lingongolo (10 hectares) no distrito de Moamba e reabilitado o regadio da Cooperativa 25 de Setembro (40 hectares) em Boane, para além da construção de duas estufas para produção de culturas alimentares na Moamba.