Correio da Matola - Notícias da Matola Online

O bairro de Tchumene constitui um dos bairros, matolenses, que apresenta um crescimento notável. Tal como o seu “vizinho” Malhampsene. Logo na entrada das primeiras ruas do Tchumene (1 e 2) é possível ver como o desenvolvimento tem ganhado campo nesses dois pedaços matolenses.

Fábricas soltando fumo dos seus enormes chaminés, vendedeiras em todas ruas, casas enormes ganhando corpo e vida como se de seres humanos se tratam-se.

O Tchumene 1 e 2 têm levantado, nos últimos dias, vozes de pedido de socorro e, acima de tudo sossego. Segundo alguns residentes interpelados pelo “Correio da Matola” o bairro tem crescido, mas também a cada dia depara-se com dificuldades. Reportaram-nos que uma dos motivos que os leva a gritar pelo sossego é a falta de iluminação nas principais ruas. Segundo eles isso constitui uma problemática antiga, desde o surgimento do bairro. A falta de iluminação nas principais ruas, segundo residentes desse bairro, acaba sendo uma oportunidade para actuação de malfeitores e violadores.

Paralelamente à falta de iluminação nas principais ruas, alia-se a acumulação de lixo protagonizada pelos próprios residentes. Este cenário deixa alguns moradores com muito desassossego e preocupação. O que mais lhes afligi é que os que deixam lixo nessas ruas costumam o fazer de noite o que dificulta a localização dos mesmos. “Deitam lixo nas ruas de noite. De manhã está tudo limpo, mas quando anoitece tudo vira lixeira” rematou umas das nossas ouvintes.

O clamor desse bairro não pará por aí. Referiram, ainda, a nossa reportagem que se tem registado roubos frequentes de viaturas em plena luz do dia. Os ladrões, como narraram, introduzem-se de dia nas residências armados de pistolas e ameaçam as famílias e no fim saem carregados de bens que quiserem. Esse cenário tem obrigado os moradores desse bairro a ficarem com as chaves de cadeados nas mãos. Não se sabe ao certo quem são os indivíduos que protagonizam esse tipo de acções. A captura desses indivíduos tem se mostrado quase frustrada, visto que o bairro Tchumene-2 não possui uma esquadra policial própria.

Actos que deixam o Tchumene 1 e 2 sem sono não terminam por aí. Nesse bairro tem se registado, segundo os residentes, frequentemente burlas de terrenos. O principal tipo de burla característico é o que os residentes chamam de “normal”: venda de um terreno a mais de uma cliente. As burlas são protagonizadas por indivíduos “fantasmas”, conhecidos apenas pelos seus apelidos ou alcunhas. Na maioria das vezes, segundo residentes, são os clientes que se têm cruzado em terrenos burlados para tentar resolver sem o vendedor dar as caras. Longe dessas inquietudes que caracterizam Tchumene 1 e 2 o desenvolvimento ergue-se. Ergue-se a cada esquina com fábricas e casas luxuosas levantando.

Por: Sérgio Raimundo