Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Mais de 30 viaturas de transporte semi-colectivo de passageiros, vulgo "chapa 100", foram parqueadas desde que iniciou a operação de fiscalização levada acabado pela Polícia Municipal da Matola.

As operações tiverem início na segunda-feira e apanhou muitos de surpresa vários operadores dos semi-colectivos, que circulavam em situação irregular. Depois de ter sido levado a cabo na Matola, última segunda-feira, foram apreendidas 15 viaturas e na Machava, foram apreendidos 13 "chapas", para além de outros 20 que foram notificados.

Segundo o porta-voz A polícia municipal, Abílio Nhanbanga,” a medida visa fazer cumprir as normas de trânsito em vigor no município e combater alegados desmandos protagonizados pelos semi-colectivos.”

O encurtamento e desvio de rotas, poluição sonora, exercício de actividade sem a devida habilitação, carta de condução e serviços públicos e licença, são entre outras, a irregularidades comuns na classe dos transportadores semi-colectivos.

A acção de fiscalização foi extensiva a carrinhas de transporte escolar que na sua maioria foram sancionadas por conta da poluição sonora.