- Detalhes
- Publicado em 05 agosto 2016

O agravamento das consequências provocadas pelos acidentes, particularmente na Estrada Nacional número 4 (EN4), preocupa as autoridades policiais a nível Provincial.
Segundo o Chefe do Departamento das Relações Públicas da Polícia Juarce Elias Martins, “ no geral pensamos que os acidentes de viação, quer no Município da Matola e na província de Maputo tende a baixar, o que nos preocupa bastante neste momento é o agravamento das consequências dos acidentes de viação. A polícia está a ter registo de vários óbitos, feridos e muitos danos a avultar ”, explicou.
Assegurou ainda Juarce Martins, que a policia esta a fazer todo tipo de actividade, desde o regulamento do trânsito até a fiscalização do mesmo, garantindo que estão sendo tomadas medidas bastantes severas para o efeito das punições aos prevaricadores.
Juarce aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem de apelo a todos os condutores, ” Através do correio da Matola gostaria que chegasse esta mensagem aos automobilistas, para que conduzam com prudência principalmente que respeitem rigorosamente as regras. Se estiveres no volante lembra-se que tens a responsabilidade acrescida.”
Por seu turno os munícipes da cidade da Matola, acreditam que os números de acidentes de viação tende a crescer.
Lídia Ramos munícipe, aponta os cortes de prioridade e exesso de velocidade por partes dos condutores como a maior causa dos acidentes no município da Matola,” os condutores não respeitam as lombas, as regras de transito, tem acontecido vários acidentes mas os mais frequentes são atropelamentos.”, Salientando ainda que “Apelo que todos os condutores que o façam com prudência, que respeitem as lombas, os peões, saber ceder para os outros condutores”, concluiu.
Júlio Banze ancião, aponta o uso excessivo de bebidas alcoólicas por parte de muitos condutores,” muitos jovens condutores conduzem sobre efeito do álcool, já presencie recentemente dois acidentes na nova estrada do bairro de Fomento o condutor estava embriagado”, explica o ancião. Como medida preventivas aos acidentes de viação “ deve ter mais polícias nas estradas e tolerância zero ao uso de bebidas alcoólicas quanto o automobilista estiver a conduzir” conclui o ancião.
Recentemente duas pessoas perderam a vida na sequência de um acidente de viação ocorrido no inicio do ultimo sábado sábado na Estrada Nacional Número Quatro, em Tchumene II, na Província de Maputo. O sinistro que envolveu três viaturas terá sido originado por um camião que seguia a alta velocidade.
Por: Stécio Adérito