- Detalhes
- Publicado em 05 agosto 2016

O zambiano Matheus Mutayei e a namibiana Ottilie Atmwata venceram a segunda edição da Maratona Internacional de Maputo, em masculinos e femininos, respetivamente. Com um percurso da rotunda Matola-Gare ao Parque dos Continuadores, Matheus Mutayei cortou a meta com o tempo de 2.17,06, enquanto Ottilie Atmwata estabeleceu a marca de 2.46,17. Além do troféu de vencedores, cada um recebeu 30 mil meticiais, cerca de 400 euros.
Bento Gervásio classificou-se em terceiro lugar e foi o melhor moçambicano em prova. O maratonista fez a distância em 2.18,51. Em segundo ficou o malawiano, Harry Sichali, que foi 45 segundos mais rápido que Bento Gervásio. Em femininos, os outros lugares do pódio foram ocupados pelas malawianas Doris Kisha e Neincy Matenda.
Refira-se que o evento contou com a participação de nove países, nomeadamente Moçambique, Angola, Lesotho, Botswana, Malawi, África do Sul, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabué, que por sinal compõem a Região V da UA. A prova decorreu sob o lema “África, Olimpismo em Acção”, sendo que a organização estará à cargo do Ministério da Juventude e Desporto, em coordenação com a Federação Moçambicana de Atletismo.
O ponto de partida da corrida foi a rotunda da Matola-Gare (Município da Matola), seguindo pela Estrada Circular de Maputo até ao Parque dos Continuadores, onde se foi cortar a meta. Houve, também, provas complementares como dança, ginastica, provas de pista e de campo.