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- Publicado em 30 novembro -0001

Comemora-se hoje o dia do professor. As comemorações acontecem num período em que o país atravessa diversas vicissitudes, tanto sociais assim como económicas. Essas mesmas convulsões acabam comprometendo o papel do professor.
Socialmente assistimos casos em que alguns professores aparecem como sendo os primeiros a denegrir a sua imagem de educadores sociais: professores que assediam, sexualmente, suas alunas, professores que se deixam corromper, professores que se fazem às aulas sob estado de embriaguez. No meio desses professores há os que ainda zelam pelo profissionalismo e asseguram a cada dia o seu papel de espelho da sociedade, mas queixam-se dos salários.
O código de Conduta Profissional dos Professores Moçambicanos (concebido sob a direcção da ONP – Organização Nacional dos Professores) no princípio cinco (5), o de compromisso de integridade refere que os professores devem absterem-se de usar a sua profissão para obterem vantagens ilícitas e imorais e também absterem-se de cobrar aos alunos, pais e encarregados de educação, valores em dinheiro ou em espécie e favores sexuais, em troca de passagens de classe ou de ingresso no sistema de ensino. Outrossim, temos assistido, actualmente, professores que usam o “poder da bata” para fazem e desfazerem ao seu bel-prazer.
Verónica Macia, estudante na Escola Secundária da Liberdade, referiu que apesar de aparecem alguns professores sem mínimo de profissionalismo, ainda há professores que servem, de facto, como guias no processo de transmissão e produção do saber científico. Finalizou desejando festas felizes a todos professores moçambicanos.
Por seu turno Pedro Nhasssengo, professor primário, disse que a profissão de professor já não tem o mesmo “sabor” que antes. Segundo ele, antes, o professor era visto como educador e não simplesmente como transmissor de conteúdos escolares. Segundo ele há necessidade de fazer do professor, novamente, um transmissor de valores e não só de conteúdos científicos. “A motivação do professor economicamente, deve ser fortalecida. Principalmente nos professores primários” rematou.