- Detalhes
- Publicado em 06 abril 2016

A empresa Águas da Região de Maputo está a instalar condutas auditoras para os centros de distribuição de Machava, Tsalala e Matola-Rio, município da Matola e distrito de Boane, respectivamente.
Os trabalhos estão em curso desde Março passado e visam melhorar o abastecimento de água potável aos clientes do FIPAG distribuídos nos bairros de Malhampsene, Tchumene, Tsalala e Machava, no Município da Matola, assim como os bairros de Juba e Jonasse, no Posto Administrativo da Matola-Rio, distrito de Boane.
Numa primeira fase, os trabalhos prosseguem na conduta que alimenta o centro de distribuição da Machava. Posteriormente, estender-se-ão ao canal que abastece o reservatório da Matola-Rio.
Actualmente, o abastecimento de água naqueles bairros é limitado, havendo clientes que passam uma semana, outros meses, até mesmo semestres sem água.
Estas situações verificam-se com frequência nos bairros de Jonasse, no Posto da Matola-Rio, Malhampsene e Tchumene II, no Município da Matola. Nesses bairros a compra de água é feita através de em camiões cisternas, outros ainda recorrem à abertura de furos.
Segundo o director da Área Operacional da Matola, Fabião Guiuele, afirma que a situação deve-se a capacidade limitada de certos centros de distribuição. Para minimizar o problema, a distribuição é feita em turnos.
O director reconhece que a quantidade não é suficiente e referiu que a situação poderá melhorar a partir do final do presente semestre, com a conclusão da montagem da conduta para o centro da Machava.