Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Por: Stécio Adérito

mocambicanos devem resgatar as raizesMoçambique terra de grande diversidade cultural, como na maioria dos outros países Africanos. Com mais de 40 línguas locais dos quais alguns são falados por alguns países vizinhos.

Apesar de apenas 40% dos moçambicanos dominarem a língua portuguesa, a literatura neste pedaço de terra e bastante forte tendo nomes de peso como, Mia Couto, Paulina Chiziane, José Craveirinha e mais. Em 1930 Moçambique tornou-se um dos primeiros países africanos a registar em disco os seus estilos musicais.

Nos últimos tempos a sociedade moçambicana sofre de amnésia em relação a cultura, ao falar da mesma só vem uma conclusão ‘’ a imitação já tomou conta’’. Muitos moçambicanos confundem a actualidade/modernidade com os costumes cultura. Este abandono das raízes é mais notável na juventude artista actual. É possível ser moderno sem abandonar os costumes e culturais.

’’Os Moçambicanos devem resgatar as suas raízes’’, e os valores culturais, começando em resgatar os  seus próprios os estilos, de dança, musica, teatro, literatura sem fugir da modernidade. Devemos produzir e consumir o que é nosso.

Ultimamente o povo moçambicano actualmente e conhecido por ser um dos países africanos que imita exageradamente as culturas dos países ocidentais.