Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Os deputados da Frelimo, pelo círculo eleitoral da Província de Maputo, terminaram, ontem, um périplo por quatro distritos da província, no âmbito das Jornadas Parlamentes.

Numa altura em que o país e o mundo se debatem com os efeitos nefastos da pandemia da Covid-19, os deputados da bancada parlamentar da Frelimo querem garantir que os seus eleitores sejam bem representados na Assembleia da República. Para isso vão procurar ouvir as suas necessidades e ajudá-los a compreender o momento em que o país está a passar.

“Nós queríamos estar mais próximos dos nossos eleitores, perceber tudo de que eles sentem falta neste momento, para que, depois, possamos fazer o nosso trabalho que é representar a quem nos eleger”, explicou o porta-voz dos deputados, Edson Nhangumele, adiantando que ouvir deles não era o único objectivo.

“Nosso trabalho também é a fiscalização da actividade governativa. Então neste périplo pretendíamos ver até que ponto os distritos estariam preparados para o retorno das aulas num contexto em que os números de infectados pela Covid-19 estão a subir de forma dramática”, explicou Nhangumele, manifestando apoio à ideia de uma retoma gradual das actividades económicas no país.

“Como disse o Presidente, na sua última comunicação, a saúde está em primeiro lugar, mas convém que não permitamos que a economia colapse. Precisamos de manter as nossas previsões de crescimento em níveis aceitáveis”, disse o porta-voz deste grupo de deputados.

Aliás, até agora Moçambique é o único país lusófono africano que não vai ter um crescimento negativo este ano, com a previsão fixada em 1.4 porcento, um crescimento que está cerca de três pontos percentuais abaixo do que se esperava no início do ano. Estes contornos deverão ser explicados também aos eleitores pelos deputados.

“Pretendamos ajudá-los a compreender os efeitos que esta pandemia está a ter na nossa economia. Queremos que os nossos eleitores da província de Maputo entendam que se têm de redobrar os esforços para sejamos exemplo de superação. Levamos para lá uma mensagem de mais produção”, aliás, “antes mesmo da pandemia, o lema do camarada Presidente já era exactamente trabalho, trabalho, trabalho”.

E porque os parlamentares reconhecem que só pode produzir quem está vivo, também levavam uma mensagem de reforço das medidas de prevenção contra o novo Coronavírus. “A Frelimo, em geral, e a nossa bancada parlamentar, em especial, defendem que é preciso dar primazia à saúde, por isso é que na nossa visita aos quatro distritos deste círculo eleitoral, também levaremos a mensagem de um cumprimento cada dia mais escrupuloso das medidas de prevenção”, referiu.

São deputados da Frelimo e por isso não poderiam deixar de fora a imagem do partido na sua deslocação. “Obviamente que vamos reforçar a boa imagem que o nosso partido e o camarada Presidente do Partido e da República, Filipe Jacinto Nyusi”.

O ponto de partida foi o distrito de Matutuine, a seguir a este distrito escalar-se-á, sucessivamente, os distritos de Manhiça, Namaacha e Matola, seguido de alguma interrupção para dar lugar a trabalhos a nível das Comissões de Trabalho.