Correio da Matola - Notícias da Matola Online

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu mensagens de felicitações do Papa Francisco, e do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, pela passagem dos 45 anos da Independência Nacional, a 25 de junho último.

Na sua mensagem, o Papa Francisco afirma que ‘’é com grata recordação dos dias felizes vividos com o querido povo moçambicano, que venho associar-me às alegrias da sua Festa Nacional, apresentando diferentes saudações à Vossa Excelência, e quantos regem destinos pátrios, e desejando as maiores venturas nos caminhos do progresso integral e convivência fraterna para todos os cidadãos, sobre os quais invoco a contínua assistência e abundantes bênção de Deus omnipotente’’.

Por seu turno, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma na sua mensagem que por ocasião das comemorações do Dia da Independência Nacional de Moçambique, é com grande satisfação que endereça ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, em nome do povo português e no próprio, felicitações e sinceros votos de bem-estar pessoal, bem como de progresso e prosperidade, para o povo moçambicano.

Permito-me recordar, com muito apreço e saudade, a minha visita a Moçambique, em Janeiro deste ano, durante a qual pude testemunhar a cerimónia de tomada de posse de Vossa Excelência como Presidente de Moçambique. Esta visita constituiu também uma oportunidade única de contactar com a comunidade de portugueses residentes em Moçambique que, a par da comunidade de moçambicanos residentes em Portugal, são um elemento-chave do contínuo estreitamento dos Iaços entre os dois povos”, diz ainda a mensagem do Presidente da República Portuguesa.

O estadista português acrescenta que nesta data muito especial para todos os moçambicanos e amigos de Moçambique, manifesta ao Presidente Nyusi o seu empenho pessoal no aprofundamento e desenvolvimento constante das relações de amizade, parceria e de cooperação entre os dois países, para benefício mútuo dos dois povos irmãos.

Gostaria ainda de sublinhar a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da qual os nossos dois países fazem parte, e que constitui um fórum privilegiado de defesa de valores comuns e de afirmação de interesses partilhados no contexto internacional”, refere a mensagem do Presidente de Portugal.