Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Dois indivíduos estão detidos, desde domingo passado, no Comando Distrital de Moamba, Província de Maputo, acusados de roubo de oito (8) cabeças de gado bovino naquele ponto do país. A detenção de Felizardo Chilengue, de 24 anos e Bernardino Daúde, de 27, ambos residentes da Cidade de Matola, foi feita em flagrante, na altura em que os transportavam as oito cabeças já despedaçados.

Ainda assim, os acusados negam o seu envolvimento no caso, aliás, num jogo de contradição entre ambos, chegam a afirmar não se conhecer, apesar de admitirem viver no mesmo bairro.

O porta-voz do comando provincial da Cidade da Matola, Emídio Mabunda, sem apontar números, denunciou o envolvimento de supostos pastores de gado no esfolamento das cabeças ora abatidas, e garantiu que a polícia está a trabalhar com vista a localizá- -los.

Entretanto, Mabunda disse que os indivíduos detidos não são principiantes naquela actividade. No ano passado foram detidos, fazendo uso da mesma viatura numa operação criminal.
Com efeito, trabalhos de investigação estão a ser feitos no sentido de esclarecer o envolvimento do dono da referida viatura e uma vendedeira de carne, Dona Tina, citada pelos supostos meliantes.

Fazendo um balanço sobre a ocorrência deste tipo de crime, o porta-voz do comando provincial da Cidade da Matola revelou que este é o primeiro registado no ano de 2016. E para apertar o cerco aos meliantes a polícia está a sensibilizar os proprietários do gado bovino, em Moamba, a se associarem para criar mecanismos de defesa.