- Detalhes
- Publicado em 05 agosto 2016

A Direcção provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Maputo anulou as provas finais provinciais da 8.ª, 9.ª, 10.ª, 11.ª e 12.ª de 35 escolas secundárias da Matola, depois de descobertos vários casos de fraude.
As avaliações finais provinciais vinham sendo realizadas desde a última sexta-feira e tinham o fim marcado para hoje (04). segundo Silvestre Dava, porta-voz da Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano na província, a fraude consistiu no uso de telemóveis, através dos quais os alunos iam recebendo respostas às questões enunciadas por via do famoso aplicativo whatsapp.
As autoridades dizem ter iniciado uma investigação com vista a descobrir a origem da fraude. A repetição das provas anuladas começa amanhã em todas as escolas abrangidas. Refira-se que ano passado, nove escolas, 11 disciplinas em cinco províncias províncias foram obrigadas a anular os exames. Os exames extraordinários da 12ª classe realizados em Agosto, do ano passado, foram anulados por confirmação de fraude académica. A decisão tomada pelo Ministério da Educação surgiu na sequência de uma investigação feita em 43 das 200 escolas secundárias do Sistema Nacional de Ensino, onde foram detectadas suspeitas de fraude. Com base nelas a Comissão Nacional de Exames, Certificação e Equivalência inspeccionou as provas de Português, Inglês, Física e Introdução a Filosofia. As suspeitas recaíam sobre 407 casos, donde foi confirmada a ocorrência de fraude em nove estabelecimentos, distribuídos por cinco províncias do país.