Correio da Matola - Notícias da Matola Online

Por : Stecio Aderito

educao ambientalA poluição do meio ambiente provocada pelos cidadãos do Município de Maputo e Matola preocupa a maioria da sociedade civil.

Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de acção ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente, é a introdução na natureza, de substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.

A falta de higiene tornou-se parte da vida da maioria dos cidadãos residentes e visitantes nos dois municípios. Deitar lixo em lugares impróprio, urinar nas vias publicas, árvores e outros locais inadequados, não significa nenhum problema para muitos cidadãos da capital até que outros incentivam a pratica das mesmas actividades.

O cheiro nauseabundo provocado pela urina é a referencia de alguns locais como a paragem na Av. Guerra popular na  baixa da cidade Maputo, na zona do Mercado da Malanga no bairro de Chamanculo, no cemitério de Lhanguene, a terminal da Junta no bairro de Luis cabral, no Bairro de T3, o mercado da Matola A, dentre  outras zonas territoriais .

“ Cidadãos de Maputo e Matola precisam de aprender que o mundo e apenas um, e que não temos outro na reserva como muitas mentes ignorantes pensam,”

A reeducação ambiental poderá criar uma mudança de mentalidade dos indivíduo e a colectividade para que no futuro próximo possamos construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, esta reeducação começa das nossas residências.

Devido a ignorância de vários cidadãos do pais , neste momento Moçambique ocupa o terceiro lugar no ranking dos paises mais poluidor do mundo, com volta de  60 mil famílias residentes na capital, “Maputo” que despejam seu esgoto directamente no Oceano Índico.